Método

CONHEÇA A METODOLOGIA DA MONTREAL IDIOMAS

Método

A Montreal Idiomas tem procurado, cada vez mais, trabalhar com os melhores métodos e recursos didáticos que o mercado de ensino de línguas oferece hoje. Nosso método de ensino e aprendizagem pode mudar de acordo com a necessidade de cada aluno ou grupo.

Todos os nossos cursos podem ser personalizados. Por exemplo, engenheiros que pretendem fazer uma viagem para a China, estudantes de mestrado e doutorado que precisam passar na prova de proficiência em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão, executivos que terão que fazer uma apresentação para visitantes estrangeiros, jovens que planejam uma viagem para a Disney, fazer um intercâmbio cultural na Austrália ou prepararem-se para o vestibular, amigos que precisam se qualificar para melhores oportunidades de trabalho e etc. As necessidades são das mais variadas e precisamos estar preparados para atender a todas elas fazendo uso de diversos recursos e personalizando nossos cursos às necessidades e obejtivos de nossos alunos. Oferecemos aulas particulares ou grupos pequenos de no máximo 3 alunos.

A abordagem que adotamos como uma referência para todos os tipos de cursos que oferecemos é a chamada "Abordagem Comunicativa na Aquisição de Língua Estrangeira". O método que usamos para cada tipo de curso que oferecemos pode variar, mas a abordagem não. A abordagem é que nos dá o sentido de tudo que fazemos no que se refere a prática de ensino e aprendizagem de línguas dentro e fora da sala de aula.

O que é a abordagem comunicativa?

A abordagem comunicativa é aquela que enfatiza a comunicação como um conjunto de competências ( leitura, escrita, conversação e compreensão ) que o estudante adquire progressivamente durante sua formação. Mostra também que o mais importante não é saber sobre o sistema linguístico ( gramática, fonética e etc ), mas o que se pode fazer com a linguagem do mundo real ( internet incluindo a mídia social, negócios, estudos, lazer, entretenimento e etc. ).

A abordagem comunicativa defende a aprendizagem centrada no aluno não só em termos o conteúdo, mas também de técnicas usadas em sala de aula, o professor deixa de exercer seu papel de orientador devendo subordinar seu comportamento às necessidades de aprendizagem dos alunos, mostrando sensibilidade aos seus interesses, conduzindo-os a participação e aceitando sugestões. 

Os métodos comunicativos têm em comum como característica – o foco no sentido, no significado e na interação propositada entre sujeitos na língua estrangeira. O ensino comunicativo organiza as experiências de aprender em termos de atividades relevantes/tarefas de real interesse e/ou necessidade do aluno para que ele se capacite a usar a língua/alvo para realizar ações autênticas na interação com outros falantes-usuários. Nunan (apud BROWN (1994) lista cinco características da abordagem comunicativa: - uma ênfase no aprender a comunicar-se através da interação com a língua-alvo; - a introdução de textos autênticos na situação da aprendizagem; - a provisão de oportunidades para os alunos, não somente na linguagem, mas também no processo se sua aprendizagem; - uma intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para aprendizagem em sala de aula; - uma tentativa de ligar a aprendizagem da linguagem em sala de aula com ativação da linguagem fora da sala de aula. Além disso, o método comunicativo também possui alguns procedimentos metodológicos que auxilia na aprendizagem do aluno, ou seja, desempenha uma seqüência de atos como os de cumprimentar, socializar casualmente, experiências com auxilio de um objeto ou representação gráfica. Ele também certamente pode incluir traços da oralidade e carga informativa mas nem esgota nem de longe o seu potencial, pois seu objetivo é criar condições favoráveis para a aquisição de um desempenho real numa nova língua. Com tudo, o aspecto afetivo é visto como uma variável importante no qual o professor deve se mostrar sensibilizado aos interesses dos alunos, encorajando a participação e aceitando sugestões.